![](https://noticiasdosorraia.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/10/Basket_Ticha.jpg)
Santarém homenageia Ticha Penicheiro com imagem no campo de basket no Sacapeito
23 Outubro 2023, 19:47A Câmara Municipal de Santarém inaugurou este domingo o novo campo de basquetebol “Dream Big”, junto ao Polidesportivo do Sacapeito, em Santarém, que contempla também uma homenagem à mais internacional basquetebolista portuguesa Ticha Penicheiro.
Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, João Teixeira Leite, Vice-Presidente do Município de Santarém, Nuno Russo, Vereador da Câmara de Santarém, Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, e Sara Ferreira, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, participaram nesta iniciativa, em que todos enalteceram o resultado final da intervenção artística no campo de basquetebol, plasmada com uma foto da melhor e mais marcante basquetebolista, a nível nacional e internacional, da autoria da artista urbana Tamara Alves, que pretende dar à cidade e aos habitantes locais, um local simbólico e aprazível para a prática desportiva.
O Presidente da Câmara de Santarém referiu ser “um orgulho para Santarém enaltecer valores como o de Ticha Penicheiro que não só marca uma época, na sua passagem pela União Desportiva de Santarém como continua a ser considerada como uma das melhores 25 jogadoras de sempre na liga feminina de basquetebol norte-americana, para além de marcar gerações e de continuar a ser um orgulho para as camadas mais jovens”.
A Câmara de Santarém e a Viver Santarém, foram as entidades responsáveis pela recuperação deste espaço que conta agora com uma pintura duma foto de Ticha Penicheiro, na sua infância e que retrata uma das suas primeiras memórias com uma bola de basquetebol.
Ticha Penicheiro, antes de sair de Portugal para a WNBA, representou a União Desportiva de Santarém, ao serviço da qual, venceu o campeonato nacional, a taça de Portugal e a supertaça.
A ilustre basquetebolista agradeceu a homenagem e afirmou que “fica e guarda boas memórias da sua passagem pela cidade de Santarém”, onde conquistou títulos nacionais, nos anos 90.
Ticha Penicheiro lembrou que, também ela, foi uma jovem sonhadora à procura que os seus desejos se realizassem, “quando tinha a vossa idade, tive um sonho, que era ser a melhor basquetebolista que fosse possível. Não sabia, na altura, o que isso significaria, mas sempre tive a noção de que precisava de dar tudo de mim para que esse sonho se concretizasse. Passei por Santarém, onde conquistámos todos os títulos nacionais, eu e as minhas companheiras, porque, neste desporto ninguém ganha nada sozinho e fui para os Estados Unidosm, onde consegui sonhar em grande, que é lema deste campo. Sonhar em grande. Fui, arrisquei e consegui alcançar mais do que sonhava e espero que a minha história e este campo seja uma inspiração para vocês. Sonhem, como eu sonhei, porque ainda não se tem de pagar impostos para sonhar. E é importante que tenham essas referências femininas, porque, no meu tempo, as minhas referências eram o Magic Johnson e o Michael Jordan, mas vocês, agora, podem rever-se em figuras marcantes do desporto feminino”.
Carlos Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da Viver Santarém, entidade municipal reguladora dos espaços desportivos no concelho, dirigiu-se aos presentes, relembrando o exemplo de Ticha Penicheiro e como ele pode ser inspirador para as gerações mais novas: “É um dia marcante para o desporto em Santarém, com a inauguração, se podemos assim dizer, deste campo de basquetebol e na presença da Ticha Penicheiro, uma ex-atleta da União Desportiva de Santarém e que foi tão importante na conquista de títulos, como o de campeão nacional de basquetebol, taça de Portugal e supertaça.
Foram conquistas memoráveis e lembrar que foi daqui que a Ticha Penicheiro saiu para os Estados Unidos, onde se tornou uma das melhores jogadoras de basquetebol do mundo e tem o seu nome no All of Fame da WNBA.
É igualmente simbólico que a fotografia representada no piso deste campo de basquetebol, seja uma das primeiras memórias fotográficas da Ticha Penicheiro com uma bola de basquetebol, com cinco anos de idade. Uma imagem que contém uma mensagem destinada a todos os jovens, independentemente do desporto que praticam ou da atividade que exercem, que vale a pena perseguir os sonhos e realizá-los”.