Apeadeiros de Cabeção e Pavia podem ser transformados em hotéis ou restaurantes

17 Outubro 2023, 12:47 Não Por Redacção

Os antigos e desativados apeadeiros de Cabeção e Pavia, no concelho de Mora, integraram o novo protocolo celebrado entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património, que permite que ambos venham a ser destinados a fins turísticos, podendo dar assim lugar a hotéis ou restaurantes.

Os dois imóveis integram o  concurso para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário lançados pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

É objetivo do Governo que estas antigas estações ferroviárias sejam requalificadas e valorizadas, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos, ficando sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território.

Os interessados podem apresentar as suas candidaturas até ao próximo dia 12 de setembro de 2024.

Para o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, “o Revive Natureza constitui uma oportunidade para que estas estações e outros imóveis, devolutos há décadas, sejam objeto de requalificação”. Nuno Fazenda, acrescenta ainda que “este é um importante instrumento de valorização do património edificado e natural, revitalizando, através do turismo, património público abandonado e em degradação.”


Além das estações de Pavia e Mora, integram esta lista as estações de Baleizão, Quintos e Ponte do Guadiana (Beja), Casével (Castro Verde), Pias  e Serpa/Brinches (Serpa).

____________________

____________________