Chamusca recebe curso gratuito de aplicação de fitofarmacêuticos

14 Outubro 2023, 19:57 Não Por Redacção

Numa organização da Endesa, em parceria com a CONFAGRI, a Fábrica do Empreendedor da Chamusca e a Câmara Municipal da Chamusca, iniciar-se-á a 3 de novembro o curso de “Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos”, em regime pós laboral e com uma duração de 35 horas.

O curso é gratuito, e as vagas são limitadas a 19, sendo que as inscrições decorrem até dia 24 de outubro, e podem ser efetuadas através do site https://www.endesa.pt/particulares/sustentabilidade/escola-rural-energia-sustentavel.

Esta iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento económico na Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego e a capacitar os formandos, de acordo com a Lei 26/2013, que prevê que desde 26 de novembro de 2015 todos os aplicadores profissionais são obrigados a ter formação de aplicador e a compra de produtos fitofarmacêuticos só pode ser realizada por aplicadores habilitados.

O curso terá início a 3 de novembro e será realizado em formato pós-laboral e presencial, nas instalações da Fábrica do Empreendedor da Chamusca.

Este curso está inserido na Escola Rural de Energia Sustentável que contém o Plano Global de Formação, que a Endesa tem vindo a implementar desde março deste ano, com um investimento de um milhão de euros, e que contará com mais de 1 300 beneficiários, e favorecerá os residentes, os desempregados e as mulheres na região.

A “Escola Rural de Energia Sustentável” inclui cursos técnicos nas energias renováveis (construção e montagem de centrais solares e a operação e manutenção de centrais de energias renováveis). Também inclui formação nas atividades no setor primário. Com vista a integração de atividades de agricultura, pastoreio e apicultura entre os painéis nos parques renováveis da Endesa, assim como cursos de competências transversais como gestão, administração e as ferramentas digitais.

____________________

____________________