Benavente e Coruche exigem que APA apresente projeto para remover jacintos do Sorraia
4 Setembro 2023, 20:05Precisamente no dia em que passam quatro anos sobre o anúncio da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de que iria apresentar um projeto de requalificação do rio Sorraia e da remoção da praga dos invasores jacintos de água, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Benavente, anunciou em que breve a autarquia irá reunir com a Agência, o Município de Coruche e demais entidades envolvidas no processo com o objetivo de obterem as respostas necessárias para a limpeza do rio.
Recorde-se que na cerimónia ocorrida em Mora, no Açude do Furadouro, Pimenta Machado, Vice-presidente da APA e o na altura Ministro do Ambiente Matos Fernandes, anunciaram um projeto de grandes dimensões para o rio Sorraia, que combateria não só a praga de jacintos, como o desassoreava, anunciando até o regresso dos guarda-rios às margens do afluente do Tejo.
Desde essa altura têm sido praticamente os Municípios e a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia a custear as intervenções que têm sido realizadas no Sorraia, que vão amenizando a situação, que pode mesmo ser impossível de resolver.
De acordo com o anunciado esta segunda-feira, na reunião de Câmara de Benavente, as autarquias querem agora respostas por parte da APA para o rio Sorraia, por entenderem que passou tempo mais que suficiente para que o mesmo tenha sido desenvolvido.
Em Março, à margem de uma cerimónia de remoção de uma barreira fluvial na Ribeira de Perofilho, no concelho de Santarém, Pimenta Machado referiu que o projeto estava em andamento e que seria apresentado “a seu tempo”.