Turismo rural dedicado ao cavalo nasce em Samora Correia

19 Julho 2023, 10:05 Não Por João Dinis

A Herdade dos Apupos, em Pancas, na freguesia de Samora Correia, viu a Câmara Municipal de Benavente aprovar o projeto para a criação de um Turismo Rural cujo cavalo será o ponto central, e que promete ser um espaço de excelência para os amantes das modalidades hípicas.

Os promotores do espaço, que ali vão investir alguns milhões de euros, com a aquisição da herdade e todas as reconstruções e edificações necessárias ao projeto, contam com o apoio do reconhecido cavaleiro e criador João Pedro Rodrigues, e o objetivo é criar um espaço de excelência sobretudo para o ensino, treino e provas hípicas.

Os investidores, que são os primeiros donos da herdade, ocupada no pós 25 de Abril e agora novamente readquirida, viram os responsáveis do Município de Benavente considerar que o projeto apresentado “se enquadra bastante bem neste território”, sobretudo porque além de reabilitar o edificado existente, construindo apenas cinco alojamentos de tipologia T0 e T1.

Apesar da herdade de se encontrar numa zona protegida de Reserva Agrícola e Ecológica, o Município de Benavente aprovou-o com os votos favoráveis dos eleitos da CDU e PS, contando com a abstenção dos vereadores do PSD e Chega.

Luís Feitor, eleito pelo PSD, explicou que a sua abstenção se prendia somente pelo facto de não terem recebido os documentos atempadamente, de modo a que pudesse ser feita uma melhor leitura, dada a relevância do mesmo.

Já Joseph Azevedo, vereador do PS, considerou este um “projeto diferenciador”, votando assim favoravelmente.

A projeto será agora apresentado à Assembleia Municipal, que terá também que ratificar a votação dos autarcas.

____________________