Municípios metropolitanos de Lisboa candidataram 4.170 fogos habitacionais até 26 de junho

30 Junho 2023, 8:20 Não Por Lusa

Os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) apresentaram, até domingo, 125 candidaturas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que correspondem a 4.170 fogos para habitação, segundo um balanço divulgado hoje.

Numa nota, a AML realçou que, além de 4.170 fogos para habitação, as 125 candidaturas referem-se a mais 198 alojamentos urgentes e temporários, 361 camas para alojamento estudantil e 45 fogos para habitação acessível.

De acordo com a AML, estas candidaturas representam um investimento de cerca de 345 milhões de euros (ME), dos quais cerca de 303 ME são financiados pelo PRR.

Os números hoje revelados mostram um aumento de 24 candidaturas e de 370 fogos em relação ao balanço anterior, relativo ao final de maio, altura em que foram contabilizadas 101 candidaturas e 3.800 fogos para habitação.

O balanço foi apresentado na segunda-feira durante uma reunião do grupo de trabalho metropolitano da habitação, na qual participaram cerca de 30 eleitos, dirigentes e técnicos municipais.

No âmbito do acordo-quadro do plano de ação para a habitação na AML – que define uma estratégia comum e de entreajuda dos 18 municípios da AML tendo em vista a prioridade de investimento na habitação neste território – foram efetuadas 43 solicitações por estas autarquias.

Destas, 19 referem-se a candidaturas para a elaboração de projetos de arquitetura ou especialidades, 12 para a revisão de projetos de arquitetura, sete para serviços de prospeção geológica e geotécnica e cinco para a elaboração de projetos simplificados.

A AML é constituída pelos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira

____________________