Associação de Futebol considera “o dia 6 de maio um dia muito triste para o futsal distrital e para o desporto regional”
7 Maio 2023, 21:32O Vitória Clube de Santarém reagiu em comunicado, publicado na página de Facebook do clube, aos acontecimentos de sábado, 6 de Maio, que ditaram que o título de campeão distrital de futsal fosse conquistado pelo Mação FC.
“Um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana, e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém. “No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi”, anunciou-se”, acusou o clube escalabitano.
O comunicado acrescenta também que esperam que seja “reposta a verdade desportiva” brm como a “ética que todos apregoamos”.
O Mação FC venceu o Benavente FC por 60-0, resultado que ditou a entrega do título de campeão aos maçaenses, que por se encontrarem em igualdade pontual com a equipa de Santarém precisavam de marcar pelo menos 34 golos para chegar ao título pelo critério de desempate de maior diferença positiva de golos.
A Associação de Futebol de Santarém também já reagiu aos acontecimentos. Os responsáveis da AFS dizem-se envergonhados pelo que aconteceu referindo que “Nos quase 100 anos de história da Associação Futebol de Santarém não há memória de um episódio tão grave”. O comunicado acrescenta ainda que serão exigidas responsabilidades aos agentes desportivos envolvidos no sucedido.
O Mação FC chegou ao título de campeão distrital de futsal após vencer o Benavente FC, que se apresentou a jogo com apenas dois jogadores de campo e um guarda redes, ambos jogadores do escalão de juniores.
Comunicado integral da AFS: “O dia 6 de maio é um dia muito triste para o futsal distrital e para o desporto regional.
A Direção da Associação de Futebol de Santarém sente-se envergonhada pelo que se passou na primeira divisão distrital de futsal, em seniores masculinos.
Nos quase 100 anos de história da Associação Futebol de Santarém não há memória de um episódio tão grave.
Esta Direção está a recolher toda a informação para remeter o assunto para os órgãos disciplinares competentes, mas não podemos permitir que o caso passe em claro.
Exigimos responsabilidade aos agentes envolvidos.
Não podem existir razões que levem o Benavente Futsal Clube a entrar com apenas três atletas, sendo dois da formação e com o comportamento tão passivo, como o testemunhado por toda a gente presente no pavilhão.
Não admitimos nem aceitamos que dirigentes e treinador tenham exposto jovens atletas, a tão grande humilhação. Isto não é desporto!
Não é para isto que dezenas de atletas treinam, que pais acompanham os filhos, que dirigentes fazem muitos esforços para garantir atividades, que autarquias apoiam e empresas investem nos nossos clubes.
Ironia do destino, este triste acontecimento surge no mesmo dia em que se disputou a fase final do Tejo Futsal Cup, um espaço competitivo de seleções regionais de sub-12 e Sub-14, que assume um carácter de valorização do futsal, com ética e fair-play, que a Associação organizou.
Infelizmente este campeonato está manchado e os danos são irreparáveis.
Esta Direção não se conforma e queremos que se retirem todas as consequências de um caso que nega os valores do desporto”.
Por: André Azevedo