Coruche assinala em abril “Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância”

4 Abril 2023, 9:55 Não Por Redacção

O Município de Coruche, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coruche assinalam no mês de abril o “Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância”, com um conjunto de atividades alusivas ao “Abril Azul”.

Ao longo de todo o mês serão colocados banners nas escolas e em locais comunitários, os edifícios públicos serão iluminados a azul e a rádio local dedicará a rubrica Abril Azul ao debate.
A 17 de abril a Rádio Real da EB 2,3 Dr. Armando Lizardo dará também antena ao tema sobre os maus-tratos na infância e, a 21 de abril, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, terá lugar a palestra “(Re)Conhecer a Violência”.

Por fim, a 28 de abril será levada a cabo a iniciativa de formação do laço azul humano em diversos pontos de Coruche com crianças e jovens do Concelho.

Recorde-se que, em 1989, a norte-americana Bonnie Finney amarrou uma fita azul à antena do carro em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. Com o gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”.
A cor azul foi a escolhida por simbolizar a cor das lesões. Assim, as fitas azuis exaltam, durante o mês de abril, a memória dolorosa daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e são também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência. A repercussão da iniciativa de Bonnie foi tal que abril se tornou o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, procurando agitar consciências e contribuir para a implementação de políticas de prevenção.

_________________

____________________