Águas do Ribatejo assinala Dia Mundial da Água alertando para a importância da poupança de água
20 Março 2023, 8:48Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Água a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo desafia clientes, consumidores, instituições e empresas a aderirem à iniciativa de âmbito nacional H20FF promovida pela APDA que se traduz em uma hora sem consumir água, enquanto gesto deliberado e consciente, na quarta-feira, 22 de março.
A Águas do Ribatejo (AR) adere ao movimento “H2OFF – Hora de fechar a torneira”, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), cuja presidência da Assembleia Geral está confiada ao Presidente da AR e do Município de Coruche, Francisco Oliveira.
Esta é a terceira edição do movimento que tem como objetivo incentivar a mudança de comportamentos e apelando a uma consciencialização sobre o uso correto e eficiente do bem finito que é a água, incitando à sua proteção e preservação no quotidiano.
A ação promovida pela Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, cujas ações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, desafia a fechar a torneira durante 60 minutos no dia 22 de março, entre as 22h00 e as 23h00.
Segundo a Águas do Ribatejo, nos municípios abrangidos pela empresa, Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, regista-se um consumo médio de cerca de 1 milhão de litros de água por hora.
“Num tempo particularmente sensível devido à condição de seca extrema que abrange grande parte do território nacional e reconhecendo o relevo da iniciativa, a AR associa-se, uma vez mais, a esta ação e encoraja os clientes, população em geral, entidades públicas e privadas a participar e divulgar a “H2OFF – Hora de fechar a torneira”, como contributo para um futuro sustentável”, salienta a empresa, que apela a todos que façam a sua inscrição, gratuita, pelo endereço, www.h2off-apda.com.