Vila Franca dedica mês de maio à juventude com o Xira Sound Fest

8 Março 2023, 20:19 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresentou esta quarta-feira o Xira Sound Fest, que irá substituir o tradicional Festival da Juventude, prometendo uma segunda quinzena do mªes de maior com muita música.

O Parque Urbano de Vila Franca de Xira irá receber um certame recheado de novidades, entre as quais uma zona de Street Food, com abertura marcada para as 19 horas nos quatro dias de concertos e dance music, a fechar, “num cartaz que congrega o melhor do panorama musical nacional e num horário mais alargado que o habitual “Festival da Juventude””, salienta a autarquia vila-franquense.

Segundo revelou a autarquia, o programa é composto por iniciativas nas diferentes áreas artísticas da música, dança e artes visuais, irá decorrer ao longo do mês de maio e, novamente, de forma descentralizada, com programação a abranger as três cidades do Concelho: Alverca do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria e Vila Franca de Xira.

No Parque Urbano de Vila Franca de Xira, o Xira Sound Fest arranca a 12 de maio, com a Liga Knock Out (RAP Battle), o concerto de Jüra, seguindo-se o DJ John Goulart; Capicua, Carlão e a DJ Joana Perez animam a noite de 13 de maio; Blaya, Bateu Matou e DJ Andrezo sobem ao palco a 19 de maio; e por fim, a 20 de maio, o último dia fecha com Piruka, Harold e Branko.

Na dança, os espetáculos irão decorrer a 27 e 28 de maio, sendo o primeiro espetáculo, “Fragile”, de Dança Contemporânea, uma produção da IN-ADAPTADA – Companhia de Dança Inclusiva, sobe ao auditório da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense (SFRA), em Alverca do Ribatejo, no dia 27 de maio pelas 21 horas.

Por sua vez, o auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, recebe a 28 de maio, pelas 17 horas, a estreia do Musical “O Desejo de Aladdin”, o novo trabalho da Native Speakers Crew, inspirado nas “Mil e Uma Noites”.

À semelhança da última edição do “Festival da Juventude”, a Quinta Municipal da Piedade, na Póvoa de Santa de Iria, será palco para a experimentação no âmbito das “artes visuais”, este ano com uma Graffiti EXPerience orientada por John Viana, ao som dos The Informals Concept, e a exposição dos trabalhos realizados por jovens estudantes do concelho, em colaboração com o artista plástico Jorge Charrua (embaixador da Juventude de Fevereiro) no MEET’Arte.

____________________