Fábricas da Sugal de Benavente e Azambuja vão ser cobertas por painéis solares e disponibilizar energia a mais de 1300 famílias

26 Outubro 2022, 20:46 Não Por Redacção

Numa parceria entre o Grupo Sugal e a Comunidade de Energia, uma empresa do grupo Greenvolt, as fábricas de Benavente e de Azambuja da empresa transformadora de tomate e de polpas de fruta, vão receber a instalação de 2.600 painéis solares fotovoltaicos, capazes de produzir 2.275 MWh por ano de energia o que evitará a emissão de mais de 1.000 toneladas de CO2.

De acordo com a Sugal, em comunicado, na primeira fase do processo de descarbonização está prevista a instalação na Azambuja de 1.044 painéis solares a que se juntam 1.576 que vão ser aplicados nas instalações de Benavente., que vão ocupar uma área de 7 mil metros quadrados.

Com uma potência instalada de 1.530 kWp, estas comunidades de energia serão capazes de gerar mais de 2.275 MWh de energia renovável por ano, podendo o Sugal Group “não só adoptar uma energia mais limpa e mais barata para as suas instalações como partilhar o excesso de energia gerada com outros consumidores da comunidade ribatejana”, anuncia a empresa transformadora de produtos alimentares.

A solução da Energia Unida permite não só reforçar o seu pilar de desempenho ambiental, como também reforçar o seu papel social na região, permitindo o acesso a mais de 1321 famílias a energia que será, em média, cerca de 50% mais barata do que a da rede. Além disso, o facto de conseguir reduzir os custos de produção, terá ainda maiores vantagens competitivas no mercado de exportação.

 “O uso sustentável dos recursos naturais e o combate às alterações climáticas é uma obrigação colectiva”, refere Manuel Nobre Gonçalves, administrador do Sugal Group, que acrescenta ainda que “a eficiência energética e a optimização do uso da água são os principais compromissos estratégicos da Sugal Group nos próximos anos. Nesse sentido, a construção destas comunidades energéticas em conjunto com a Greenvolt é o primeiro passo de um conjunto de investimentos direccionados ao aumento da eficiência e sustentabilidade energética do Grupo, estando previsto aumentar a capacidade de produção fotovoltaica nos próximos anos”.

A Sugal Group entende “a sustentabilidade como um factor de competitividade, num contexto de indústria muito exigente e inseridos num mercado global altamente concorrencial”, salienta o administrador.

Já para a Energia Unida, “este é um projecto muito importante para a Energia Unida. Não só pela grande dimensão, mas também pelo impacto positivo que terá no Grupo Sugal e em toda a comunidade ribatejana”, “as Comunidades da Energia Unida trazem poupança na factura da eletricidade ao mesmo tempo que custam menos ao ambiente”, conclui.

____________________

____________________