Reforço dos apoios a alunos e famílias marcam arranque das aulas em Coruche

19 Setembro 2022, 9:57 Não Por Redacção

As aulas arrancaram na passada sexta-feira, e a Câmara Municipal de Coruche assumiu este ano lectivo novas responsabilidades, reforçando o apoio a estudantes e famílias, desde as actividades de enriquecimento curricular, auxílios económicos, refeições e tempos livres.

“O novo ano lectivo é marcado pelo reforço dos auxílios económicos com o aumento do valor da acção social escolar, pela gratuitidade dos passes escolares para todos os alunos do 5.º ano ao 12.º ano, assim como a gratuitidade do transporte escolar para alunos do pré-escolar e do 1.º CEB que residem a três quilómetros ou mais da escola da sua área de residência”, anuncia o Município de Coruche, que acrescenta que ofereceu também o serviço da plataforma digital Escola Virtual a docentes e alunos do 1.º CEB. As actividades de enriquecimento curricular e de apoio à família continuam a ser uma prioridade, realizando-se no período da manhã e da tarde.

Com o objectivo de auxiliar a aquisição de materiais escolares, todos os alunos de escalão do Agrupamento de Escolas de Coruche vão ter um apoio de 70 euros, aos alunos beneficiários do escalão A, e 35 euros aos alunos beneficiários do escalão B.

Coruche garante também a gratuitidade dos passes escolares aos alunos do 5.º ao 12.º ano e do serviço da plataforma digital Escola Virtual a docentes e alunos do 1.º CEB.

Para a autarquia de Coruche, as actividades de enriquecimento curricular e de animação e apoio à família continuam a ser uma prioridade, garantindo o acompanhamento e a ocupação de crianças e alunos antes do início e após o dia de aulas, com a academia da manhã e a academia da tarde.

Numa conjuntura económica particularmente difícil, de elevada inflação, o Município manteve o custo das refeições escolares, com o valor de 1,46 euro, representando para cada família uma poupança de 42,5% em cada senha de refeição para alunos isentos de acção social escolar. Para os beneficiários do escalão B a refeição tem o custo de 0,73 euro, sendo gratuita para os beneficiários do escalão A.

Também os docentes tiveram a atenção do Município de Coruche, que os desafiou a que Coruche seja a sua “sala de aula”, através da distribuição de um guia educativo cujo objectivo passa por contribuir para que os docentes desenvolvam o currículo local nas suas disciplinas, pretendendo incutir princípios e valores de cidadania, curiosidade, reflexão e inovação nos jovens à saída da escolaridade obrigatória, reforçando a abordagem à identidade cultural e patrimonial de Coruche.

________________

_____________________

_____________________