Mora recebeu chegada da terceira etapa da Volta ao Alentejo (Com Fotos)

25 Junho 2021, 17:22 Não Por João Dinis

A terceira etapa da Volta ao Alentejo voltou a fazer-se sobre um calor abrasador, que chegou a atingir os 41 graus, ao longo dos 173,1 quilómetros que ligaram Alcácer do Sal a Mora.

Como tem sido habitual, as movimentações começaram cedo. Porém, a fuga do dia, com três elementos, só se estabeleceu quando o trio composto por Rúben Silva (Fortunna/Maia), Callum Ormiston e Tiano Silva (ProTouch) atacou no pelotão. Os três corredores na frente da corrida chegaram a manter uma vantagem perto dos sete minutos, uma diferença que viria a diminuir progressivamente até aos quilómetros finais. Entretanto, no pelotão, a equipa do camisola amarela, Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua), liderava a perseguição aos fugitivos.

Com 100 quilómetros percorridos, Rúben Silva, que seguia na fuga, acabou por descolar e ser absorvido pelo pelotão. O mesmo aconteceria com Tiano da Silva, que deixou o colega Callum Ormiston sozinho na frente. O corredor da ProTouch ainda tentou ir segurando a vantagem, mas o pelotão começava a acelerar, com colaboração entre a Tavfer-Measindot-Mortágua e a Caja Rural-Seguros RGA. À frente, juntou-se ainda a equipa da Efapel. 

A fuga terminou quando faltavam pouco mais de 20 quilómetros para o final, o que proporcionou, uma vez mais, uma chegada ao sprint, desta feita, em Mora. Depois de ter terminado ontem na segunda posição, Mikel Aristi (Euskatel-Euskadi) tentou surpreender os adversários e lançou-se ao ataque. No entanto, Iúri Leitão estava atento. Saiu do pelotão, passou por Aristi e teve tempo para tudo até chegar à meta, vencendo com autoridade sobre o espanhol, que tornou a terminar na segunda posição. O terceiro lugar ficaria para o ciclista da Efapel, Luís Mendonça.

Com este resultado, Iúri Leitão mantém a liderança da geral e volta a partir de amarelo na etapa de amanhã. O corredor da Tavfer-Measindot-Mortágua também continua líder da classificação por pontos. Na segunda posição da geral está Mikel Aristi e em terceiro David Gonzalez (Caja Rural-Seguros RGA), todos com o mesmo tempo. A camisola da montanha continua com Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti) e a classificação geral da juventude é agora liderada pelo espanhol Oier Lazkano (Caja Rural-Seguros RGA).

Dos representantes do Vale do Sorraia nesta competição, César Martingil (Atum General – Tavira) foi novamente o melhor classificado, na 14ª posição, mantendo também a melhor classificação na geral, oitavo.

José Neves (W52-FC Porto) foi 17º na geral, também com o mesmo tempo do vencedor da prova e João Macedo (LA-Aluminios), terminou em 35º, também com tempo do primeiro classificado.

classificacoes_3_etapa_volta_ao_alentejo_1_gp_cmtv_2021

________________

_____________________

_____________________