Morreu o bandarilheiro António Sacramento

4 Fevereiro 2021, 13:14 Não Por Redacção

Morreu esta quinta-feira, 4 de Fevereiro, o bandarilheiro coruchense António Sacramento, aos 82 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, contra os quais lutou nos últimos anos.

Nascido a 14 de Julho de 1938, cedo veio para Coruche onde o seu pai era militar da Guarda Nacional Republicana, apresentou-se como toureiro amador em 1957, recebendo a alternativa a 14 de Julho de 1961, na Praça de Touros de Almeirim.

António Sacramento, que a 15 de Outubro de 2006 foi homenageado num festival na Praça de Touros de Coruche, que marcou também a sua retirada das arenas, foi um dos nomes grandes da “prata portuguesa”, fazendo parte de inúmeras quadrilhas como de José Luís Sommer d’Andrade, também ele recentemente falecido.

António Sacramento, é um dos toureiros que a Câmara Municipal de Coruche homenageou a 17 de Agosto de 2006, estando o seu nome no memorial que se encontra em frente à Praça de Touros de Coruche, foi também aluno da escola dos irmãos Badajoz, onde foi colega de Vítor Mendes, que mais tarde se viria a tornar um dos nomes maiores do toureio a pé em Portugal.

De momento ainda não é conhecida a data e hora da realização das cerimónias fúnebres, que decorrerão em Coruche e sobre as regras impostas pela Direcção Geral de Saúde, tendo em conta a pandemia da Covid-19.


Fotografia: João Costa Pereira

________________

_____________________

_____________________