Sobe para 95 os infectados no surto do Lar da Misericórdia de Coruche onde já morreram 11 idosos

14 Novembro 2020, 10:59 Não Por João Dinis

O número de pessoas infectadas com coronavírus no surto do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Coruche, no Monte da Barca, concelho de Coruche, continua a registar novos casos, sendo que até esta sexta-feira, 13 de Novembro, estavam identificados 95 casos, entre utentes e funcionárias, existindo ainda mais 20 casos na comunidade, que surgiram por contactos com pessoas infectadas no Lar, revelou o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Oliveira.

De acordo com o autarca, estão confirmados 61 casos entre os utentes, bem como 34 entre os trabalhadores afectos ao Lar, que é gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Coruche.

Dos 61 utentes, 11 deles perderam já a vida, todos idosos entre os 72 e os 98 anos de idade, sendo que existe um conjunto de idosos que se encontram com bastantes dificuldades respiratórias, o que os leva muitas vezes ao Hospital Distrital de Santarém, facto que está a deixar autoridades e familiares bastante preocupados, temendo pela vida dos idosos.

Para cuidar dos idosos e fazer face às baixas nos trabalhadores, provocadas pelo surto, a Segurança Social colocou na residência de idosos dez trabalhadores afectas às brigadas distritais criadas para estas situações, oriundas de diversos pontos do país, sendo que também aqui a autarquia teve um papel fundamental, sobretudo na garantia do seu alojamento, em residências de que dispõe e que se encontravam desocupadas.

Refira-se que esta situação se iniciou a 27 de Outubro, quando foram registados os primeiros quatro casos, três utentes e uma funcionária, sendo que se registou aí logo o primeiro óbito.

O surto surgiu depois de uma idosa ter estado no Hospital Distrital de Santarém, que descartou qualquer responsabilidade sobre o assunto, referindo que cumpriu todos os protocolos estabelecidos pela Direcção Geral de Saúde, insinuando ainda que uma falha no isolamento dos utentes que chegavam ao lar provenientes do hospital poderá ter disseminado o vírus pela instituição.

Administração da Santa Casa criticada por familiares e comunidade

Nos últimos dias tem crescido o descontentamento com a Administração da Santa Casa da Misericórdia de Coruche, com o que muitos consideram um “pacto de silêncio” da Direcção, por não ter tomado até ao momento qualquer posição pública ou lamento sobre o assunto.

Um dos familiares de uma idosa que veio a falecer referiu ao Notícias do Sorraia, que “da direcção ninguém teve uma palavra connosco, foi uma “doutora” que ligou a informar a morte da minha mãe, mas da direcção ninguém teve uma palavra…”, lamentando esta atitude, de pessoas que considerava, e que são oriundas de famílias ilustres no concelho.

Também entre a comunidade coruchense se está agora a gerar alguma indignação para com a atitude da Santa Casa da Misericórdia, de “nem um comunicado a lamentar a situação e as mortes ainda fizeram, mas parecem muito incomodados com as notícias que vão saindo…”, podemos já ouvir de um popular, que lamenta esta ser a “única Santa Casa que não dá uma palavra, vimos na televisão outras situações e toda a gente dá a cara…

Lar da Fajarda com 20 pessoas afectadas

No Lar da Fajarda, estão identificadas ao dia de hoje todas as situações de contágio, estando confirmados 20 casos entre idosos residentes no espaço e funcionárias.

Segundo nos revelou o autarca de Coruche estão confirmados como casos positivos, 16 utentes e 4 funcionárias, estando todos estáveis perante a situação.

______
____________________