Governo lança programa para lares e respostas sociais com 10 milhões de euros para reforço das medidas de prevenção

28 Julho 2020, 17:04 Não Por Redacção

Foi hoje oficialmente tornado público o Programa Adaptar Social + que irá permitir às instituições do sector social que gerem equipamentos sociais de resposta a idosos e a pessoas vulneráveis poderem candidatar-se a uma linha de apoio de 10 milhões de euros para reforço das medidas de prevenção e equipamento de protecção individual face à Covid-19.

O Programa Adaptar Social + apoia, nomeadamente, a aquisição de equipamentos de protecção individual para utilização pelos trabalhadores e utentes (como máscaras, luvas ou viseiras), a instalação de equipamentos de higienização, de dispensa automática de desinfectantes ou a aquisição de aparelhos de medição de pressão arterial, termómetros e oxímetros.

Será também apoiada a reorganização e adaptação de locais e dos “layout” de espaços às orientações de prevenção, nomeadamente alterações de circuitos e criação de áreas de contingência. Este programa também abrange a instalação de equipamentos que garantam o distanciamento físico, como divisórias, sendo que adicionalmente, serão financiadas as despesas com acções de formação profissional para os trabalhadores das respostas sociais.

Serão consideradas as despesas realizadas desde 19 de Março e até 31 de Dezembro deste ano, devendo as candidaturas ser feitas nos Centros Distritais do Instituto da Segurança Social.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho sublinha que “com o Programa Adaptar Social+, com 10 milhões de euros, apoiamos as instituições do sector social, nomeadamente lares, a reforçar as medidas de prevenção do contágio da pandemia e equipamentos de protecção individual, para estas estruturas estarem preparadas para uma eventual segunda vaga”.

____________________