
Hospital CUF Santarém aposta numa resposta diferenciada às doenças da tiroide
28 Fevereiro 2025, 8:07O Hospital CUF Santarém anunciou a criação de uma Unidade da Tiroide, capaz de assegurar uma resposta multidisciplinar para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com patologias da tiroide.
A criação desta unidade está integrada na estratégia do hospital de “prestar cuidados de saúde cada vez mais especializados à população do Ribatejo”.
As doenças da tiroide afetam mais de 10% dos portugueses, sendo mais comuns nas mulheres a partir dos 35 anos. Entre as mais frequentes, destacam-se a doença nodular, o hipotiroidismo e o hipertiroidismo.
“Algumas destas patologias, como o cancro da tiroide – que em Portugal regista cerca de 400 casos por ano -, podem causar complicações graves se não forem diagnosticadas e tratadas atempadamente. Na Unidade da Tiroide, adotamos uma abordagem multidisciplinar, articulada e especializada, com o intuito de obter os melhores resultados possíveis no tratamento e, assim, melhorar a qualidade de vida dos doentes.”, explica o Diretor Clínico e Coordenador da Unidade da Tiroide do Hospital CUF Santarém, Joaquim Costa.
A Unidade da Tiroide do Hospital CUF Santarém é composta por uma equipa multidisciplinar diferenciada e com reconhecida experiência no diagnóstico e tratamento das doenças benignas e malignas da tiroide. Constituída por médicos especialistas de áreas como a Endocrinologia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Radiologia e Medicina Interna, “o objetivo desta nova oferta é garantir uma resposta personalizada e completa às necessidades das pessoas com doenças da tiroide, na região do Ribatejo.”