Município de Santarém é o mais amigo das empresas com a menor taxa de Derrama

27 Fevereiro 2025, 12:39 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Santarém é na Lezíria do Tejo a “mais amiga das grandes empresas”, sendo a que aplica a mais baixa taxa de Derrama, imposto que incide sobre os lucros das empresas, de acordo com os dados divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Com uma taxa de 0,92%, aplicada a empresas que tenham um volume de negócios superiores a 150 mil euros, o Município de Santarém é aquele que na Lezíria aplica a menor taxa às empresas, sendo que a nível do distrito de Santarém apenas Ferreira do Zêzere aplica uma taxa inferior.

Com a taxa de 1% aplicada aos lucros das empresas estão os concelhos de Coruche, Chamusca  e Salvaterra de Magos, sendo a segunda menor taxa na Lezíria do Tejo, onde a maioria dos municípios aplica valores entre os 1,30 e 1,50%, a taxa máxima.

A Golegã é o terceiro do “pódio”, com uma taxa de 1,20%,

Rio Maior tem uma taxa de 1,30%, Benavente 1,40%.

Na taxa máxima de 1,50% estão os municípios de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Azambuja, Vila Franca de Xira e Mora.

Com exceção do Cartaxo e de Mora, todos os municípios isentam as empresas com volume de negócios abaixo dos 150 mil euros do pagamento da Derrama, havendo ainda autarquias que valorizam também a criação de postos de emprego, aplicando também alguns benefícios às empresas.

_________________

____________________