Aeroporto vai trazer novo ambiente sonoro para a região

24 Fevereiro 2025, 15:26 Não Por João Dinis

A chegada do Aeroporto aos terrenos do Campo de Tiro, maioritariamente na freguesia de Samora Correia, prometem alterar diversos aspetos na região.

De acordo com o Relatório Inicial, apresentando pela ANA Aeroportos de Portugal e pela VINCI Airports, para a construção do novo Aeroporto, “o projeto situa-se numa região com um ambiente sonoro geralmente calmo, influenciado pelo turismo, a agricultura e a silvicultura”, o que certamente mudará com a chegada dos aviões ao concelho de Benavente, influenciando também os concelhos limítrofes.

Uma medição de ruído efetuada em 2009 identificou “três ambientes sonoros”, nomeadamente “muito sossegado, sossegado e perturbado”, onde a principal fonte de ruído é o tráfego rodoviário, a par dos fenómenos naturais, “com um aumento previsto do tráfego devido à expansão da habitação”, pode ler-se no relatório.

Considerando que as “zonas sensíveis ao ruído são principalmente zonas residenciais e escolares”, e salientando que “grande parte da área circundante (ao aeroporto) permaneça tranquila”, o relatório considera que “os esforços para atenuar os impactes do ruído são fundamentais na conceção do futuro aeroporto”.

A ANA e a VINCI recomendam que a Câmara Municipal de Benavente realize “novas avaliações de ruído à medida que fatores como os volumes de tráfego e a tecnologia das aeronaves evoluírem”, devendo também atualizar os seus Planos Municipais de Ordenamento do Território para se adaptarem à nova realidade, esperada na região num prazo de 15 a 20 anos.

Questionado pelo NS sobre a necessidade de atualizar o PDM do concelho e tomar medidas sobre o a questão, Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente, salientou que a autarquia está a trabalhar nesse sentido, de modo a que quando possam iniciar-se as obras de construção do novo Aeroporto a questão possa estar acautelada.

_________________

____________________