
GNR reforça fiscalização no setor vitivinícola
23 Fevereiro 2025, 15:05A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. (IVV) assinaram um Protocolo de Cooperação com o objetivo de fortalecer a fiscalização e o controlo dos trânsitos de vinhos em Portugal, pretendendo assim um reforço das medidas de prevenção e combate a eventuais irregularidades que possam comprometer a integridade do setor vitivinícola.
O protocolo assinado tem como principal objetivo assegurar o regular funcionamento de um setor crucial para a economia nacional e para o tecido empresarial, através de uma atuação conjunta em áreas como formação, sensibilização, fiscalização e cooperação.
A iniciativa visa aumentar a eficiência da fiscalização, nomeadamente no combate à entrada irregular de produtos vitivinícolas no circuito económico. As autoridades apelam à colaboração de todas as entidades do setor, encorajando-as a denunciar práticas suspeitas ou irregulares. As denúncias podem ser efetuadas através do canal disponibilizado pelo IVV, no seguinte endereço: Denúncia IVV.
Com este protocolo, a GNR e o IVV reforçam o compromisso de garantir a transparência e a legalidade no mercado vitivinícola, protegendo assim o setor e promovendo uma concorrência saudável e justa.