
PS exige ao Governo construção do novo Viaduto de Santana e requalificação da Ponte Rainha D. Amélia
23 Fevereiro 2025, 14:48O Partido Socialista (PS) apresentou recentemente, na Assembleia da República, um Projeto de Resolução que visa acelerar os investimentos na região do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, com especial ênfase na construção de um novo viaduto em Santana e na requalificação da Ponte Rainha D. Amélia.
De acordo com Hugo Costa, deputado do PS, a intervenção nestas infraestruturas é urgente, dado que “temos perfeita consciência de que estas situações se arrastam há demasiados anos e que passaram por diversas governações e dificuldades do país. O que importa agora é executar as soluções propostas. Há vontade política, há consenso, agora é necessário avançar com a obra”. O deputado destaca ainda que é essencial resolver os problemas de mobilidade, segurança e desenvolvimento socioeconómico que afetam os cidadãos da região.
Para os socialistas, a necessidade de intervenção nestas infraestruturas tornou-se evidente após o encerramento da Ponte de Santana em fevereiro de 2024, devido a anomalias estruturais graves identificadas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Este encerramento obrigou os moradores das freguesias de Vila Chã de Ourique e Valada a recorrer a percursos alternativos, com implicações diretas na qualidade de vida, como aumento do tempo de resposta dos serviços de emergência, e sobrecarga das vias alternativas.
Além disso, a Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos, também apresenta sérios problemas estruturais. A sua limitação de carga a 3,5 toneladas tem prejudicado o transporte de mercadorias, afetando a atividade económica local. Embora tenha sido reforçada em abril de 2023, o estado da ponte continua a comprometer a circulação de veículos pesados e a mobilidade na região.
Em resposta a essas necessidades, o Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP) já manifestaram a intenção de construir um novo viaduto em Santana, com um investimento estimado em 12 milhões de euros e uma consignação prevista para 2026.
O Projeto de Resolução do PS recomenda, assim, que o Governo acelere a execução das obras, com especial atenção a soluções intermédias, até à conclusão definitiva das infraestruturas. Este passo é considerado fundamental para garantir não apenas a segurança e o bem-estar dos cidadãos, mas também para impulsionar o desenvolvimento económico da região, facilitando o acesso a mercados e serviços essenciais e atraindo novos investimentos.