Município de Santarém reforça combate à pobreza e exclusão social com novo projeto CLDS ACrescer 5G

14 Fevereiro 2025, 10:37 Não Por Redacção

No âmbito das suas competências na área da Ação Social, o Município de Santarém, em colaboração com diversas entidades públicas, redes solidárias e privadas, tem implementado medidas e projetos destinados a erradicar e mitigar situações de pobreza e exclusão social no concelho. Estas iniciativas visam promover o desenvolvimento social e garantir a coesão social e territorial.

Neste sentido, após a aprovação do Órgão Executivo e do Conselho Local de Ação Social de Santarém (CLASS), do qual a Câmara Municipal é presidente, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) foi selecionada para coordenar o projeto CLDS ACrescer 5G. A escolha desta entidade deve-se à sua experiência na gestão de programas anteriores, nomeadamente o CLDS +, CLDS 3G e CLDS 4G.

O projeto, que teve início a 3 de fevereiro, conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e da Casa Pia de Lisboa, através da valência que esta entidade desenvolve na Quinta do Arrife, localizada na Freguesia de Abrã. O plano de ação visa combater a pobreza e a exclusão social de crianças e jovens, bem como promover atividades de desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em situações de emergência social e cenários de exceção.

O CLDS 5G é financiado no âmbito do Programa da Área Temática Demografia, Qualificações e Inclusão, designado por Pessoas 2030. Este programa tem como objetivo reforçar as políticas de inclusão social e combate à pobreza em Portugal, assumindo o território como uma dimensão essencial para a sua implementação. As intervenções estarão focadas nos grupos populacionais que apresentam maiores fragilidades, promovendo uma mudança sustentada com base nos fatores de vulnerabilidade identificados.

_________________

____________________