Alunos do pré-escolar da Lezíria têm rastreios visuais e auditivos
5 Fevereiro 2025, 14:56No âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIPSE LT III), teve início no dia 3 de fevereiro, no município da Golegã, a ação “Correção da Acuidade Visual e Auditiva no Pré-Escolar”. Esta ação insere-se no novo eixo de intervenção do programa, intitulado “Educação pela Prevenção”.
O objetivo desta iniciativa é realizar rastreios visuais e auditivos a todos os alunos que frequentam o último ano do pré-escolar, com o intuito de identificar e corrigir eventuais problemas de acuidade visual e auditiva que possam afetar o processo de aprendizagem das crianças. A primeira fase da ação contempla os rastreios visuais, que estão a ser realizados por uma equipa de optometristas, seguindo-se posteriormente os rastreios auditivos.
A ação abrange crianças com 5 e 6 anos de idade, provenientes das escolas dos municípios da Lezíria do Tejo que fazem parte do PIPSE LT III. Até junho de 2025, serão realizados rastreios a um total de 1.907 crianças. O objetivo é contribuir para o despiste precoce de problemas auditivos e visuais na infância.
Nos próximos dias, será a vez dos municípios de Alpiarça e da Chamusca a receberem os rastreios, com os restantes municípios da região a seguir-se de forma gradual. A partir de setembro de 2025, a ação será alargada às crianças das IPSS’s da região.