Salvaterra de Magos celebra aniversário dos Bordados da Glória como Património Cultural
4 Fevereiro 2025, 15:55A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai celebrar o 3.º aniversário da inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial com um evento especial no dia 15 de fevereiro, pelas 15h, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo. A cerimónia incluirá a inauguração da exposição “3.º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial – O Enxoval”.
No âmbito das comemorações, será também realizado o lançamento do livro “Recolhas na Glória: Reminiscências e Evidências”, da autoria de Alexandra Dias e Álvaro Pote. O evento contará ainda com um momento musical protagonizado por Joana Feijão e pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), atualmente designada Património Cultural, I.P., inscreveu os Bordados da Glória do Ribatejo no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de fevereiro de 2022. Esta candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, contando com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, assim como de diversas instituições, associações locais e da comunidade em geral.
Os Bordados da Glória do Ribatejo são uma expressão cultural que tem sido transmitida de geração em geração na localidade. O saber-fazer, partilhado de forma oral e através da prática entre as mulheres da região, continua a ser aplicado na confecção de peças de vestuário quotidiano, roupa de casa e outros objetos de utilidade diversa. A simbologia e funcionalidade destes bordados conferem-lhes características únicas, distinguindo-os de outros tipos de bordados. Sem qualquer intenção comercial ou ostentação de riqueza, estas peças revelam o rigor e o preceito de quem as borda, perpetuando uma tradição enraizada na história da Glória do Ribatejo.