Volt Portugal realiza segunda edição do programa Cidadãos em Ação

21 Janeiro 2025, 11:05 Não Por Redacção

No dia 23 de janeiro, arranca a 2ª edição do Programa Cidadãos em Ação, uma iniciativa que se prolongará até ao dia 8 de março, em formato online e com periodicidade semanal. O programa destina-se a apoiar cidadãos interessados em apresentar candidaturas às Eleições Autárquicas de 2025, com formação e orientação em áreas fundamentais como liderança, storytelling, poder local, campanhas, angariação de fundos, comunicação e outreach.

Os participantes terão acesso a acompanhamento personalizado no seu percurso e candidatura às autarquias, além de poderem ouvir testemunhos inspiradores de líderes políticos locais. Esta iniciativa visa capacitar cidadãos e incentivar candidaturas independentes, promovendo uma maior proximidade com as comunidades.

Segundo Daniel Nobre, membro da CPN do Volt Portugal e cabeça de lista por Santarém nas últimas Legislativas, “programas como o Cidadãos em Ação são muito relevantes no atual contexto político, em especial nas Eleições Autárquicas, pois é possível os cidadãos apresentarem candidaturas independentes fortes e próximas dos cidadãos, estando apoiados e confiantes nas suas capacidades.”

No entanto, Nobre salienta que os candidatos independentes enfrentam desafios adicionais face às candidaturas partidárias, como a recolha de assinaturas, um processo muitas vezes moroso e desmotivador. Para mitigar estas dificuldades, o Volt Portugal compromete-se a apoiar independentes alinhados com os valores do partido, facilitando o processo e promovendo maior equidade entre candidaturas.

Ricardo Martins Antunes, membro da Comissão Instaladora da Distrital de Santarém do Volt, reforça esta posição, afirmando que “o Volt Portugal não quer ser apenas mais um partido político, quer também distinguir-se enquanto plataforma cívica que promove a participação cidadã na política. Por exemplo, no distrito de Santarém são os movimentos cidadãos quem mais trabalha em prol do ambiente e defesa dos rios, imaginemos o quão mais poderiam alcançar se alguns dos seus membros fossem eleitos nos seus municípios e freguesias.”

Os interessados em participar na 2ª edição do Programa Cidadãos em Ação podem inscrever-se através do link https://voltportugal.org/autarquicas-2025-projeto-cidadaos-em-acao.

Além disso, é possível ouvir o testemunho de Francisco Ambrósio, um jovem ribatejano independente, que participou na 1ª edição do programa e que partilha a sua experiência e os benefícios que retirou da iniciativa.

____________________