Leitores das bibliotecas de Santarém são cada vez mais digitais
16 Janeiro 2025, 15:00Acompanhando as novas formas de como os leitores acedem a obras disponibilizados em bibliotecas públicas, a Biblioteca Municipal de Santarém/Sala de Leitura Bernardo Santareno ao longo do ano de 2024 assinalaram um considerável aumento de acessos ao Catálogo Bibliográfico existente online, atingindo praticamente um número seis vezes superior ao ano anterior.
O mapa com o resumo estatístico da Biblioteca Municipal de Santarém/Sala de Leitura Bernardo Santareno, relativamente ao ano de 2024, indica que a Leitura Domiciliária registou 647 leitores inscritos, responsáveis pelo levantamento de 6739 volumes emprestados. Em termos de leitura presencial, houve a registar a presença de 12 037 leitores em ambas as valências do Município de Santarém, que consultaram um total de 10 279 volumes existentes.
Enquanto o Espaço Internet contou com 1618 utilizadores, o número de acessos ao Catálogo Bibliográfico da Biblioteca, cresceu de forma considerável, havendo a registar 60 874 acessos online, um número praticamente seis vezes superior aos acessos contabilizados ao longo de todo o ano de 2023, quando foram contados apenas 11 816 acessos ao Catálogo Bibliográfico da Biblioteca.
No que diz respeito à apresentação de livros, os espaços do Município receberam ao longo de 2024, 12 sessões de lançamento de novas obras disponíveis no mercado. Realizaram-se ainda seis Exposições Bibliográficas e oito Exposições de Arte, bem como 13 eventos de Conferências, Fóruns e Concertos. Ainda no âmbito da oferta cultural, realizaram-se vários Projetos de Animação do Livro e da Leitura que envolveram 1444 participantes.
O Arquivo Histórico Municipal continua ser um útil recurso para diferentes trabalhos, tendo sido visitado ao longo dos 12 meses de 2024 por 102 historiadores e investigadores. De referir ainda que o Município de Santarém continua apostado em revelar o seu vasto espólio, através de inúmeras Operações de Tratamento Documental, tendo contabilizado um número de 56 774 novos documentos que foram alvo de tratamento pelo Sistema Informático, incluindo digitalizações que permitem disponibilizar este espólio em novos suportes. Este esforço vem na continuidade de um trabalho que, em 2023, registou o tratamento informático de 130 497 outros documentos.
Em termos de Empréstimo Inter-Bibliotecas, a Biblioteca Municipal de Santarém/Sala de Leitura Bernardo Santareno contou 133 cedências a entidades similares, tendo ainda sido adquiridos por compra 42 novos livros, um decréscimo relativamente ao ano transacto em que foram adquiridas 170 novas obras.