APA garante construção da Ponte da Escusa e requalificação da do Rebolo
11 Dezembro 2024, 12:53A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) irá financiar as pontes da Escusa e Rebolo, ambas no concelho de Coruche, no decorrer da ação de requalificação do rio Sorraia.
De acordo com o que o NS apurou, a ação será financiada diretamente pela APA, que inclui a requalificação das duas travessias do rio Sorraia, na grande obra que se iniciará em 2025, e cujo procedimento será lançado ainda neste mês.
Recorde-se que as duas travessias, ficaram afetadas pelas cheias dos últimos anos, e viram a sua estabilidade afetada pelas toneladas do infestante que se acumularam junto aos pilares, levando mesmo ao encerramento de ambas por parte da Câmara Municipal de Coruche e Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia (ARBVS), entidade proprietária das travessias.
Encerrada ao trânsito no final de 2022, a Ponte da Escusa, tem mesmo um relatório que sugere a sua substituição integral como a melhor e mais eficaz solução para a travessia do rio Sorraia.
O Município de Coruche e a ARBVS financiaram mesmo o novo projeto, que tem como estimativa de custo um valor de 1,5 a 2 milhões de euros.
A Ponte do Rebolo, que liga a Fajarda ao Biscainho, é maioritariamente utilizada por agricultores, mas ainda assim será também alvo de uma intervenção de modo a que possa ser reaberta ao trânsito.
A intervenção irá reparar as patologias identificadas no relatório de segurança elaborado em dezembro do ano passado.
A confirmação da reparação das duas travessias do Sorraia foi dada pelo PSD de Benavente, que em comunicado anuncia uma grande intervenção para o Rio Sorraia, onde estão incluídas as Pontes da Escusa e Rebolo.