79 pessoas sofreram ferimentos no Colete Encarnado. Esperas de toiros provocaram maior número de vítimas

5 Julho 2023, 10:28 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresentou o balanço do Colete Encarnado 2023, que “voltou a acolher milhares de pessoas naquela que é a sua festa mais emblemática e carismática da cidade”, tendo também apresentado os números do dispositivo de Proteção Civil preparado para o evento.

Segundo o Município foram registados ferimentos em 79 pessoas, duas delas ficaram mesmo em estado grave, tendo sido as famosas esperas de toiros a provocar o maior número de vítimas.

Dos 79 feridos, 20 necessitaram mesmo de evacuação para o Hospital de Vila Franca de Xira, havendo 59 pessoas que foram apenas assistidas no Posto Médico Avançado montado propositadamente para o evento.

A edição deste ano contou com um plano de coordenação e segurança elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil que teve como foco principal as condições de segurança e a adaptação às novas exigências de segurança e mobilidade.

Além do reforço de meios dos Bombeiros Voluntários foi assegurada a implementação de um PMA – Posto Médico Avançado, garantindo uma assistência médica preventiva, com um médico e um enfermeiro, que funcionou até às três horas da madrugada, complementando assim o apoio do restante dispositivo.

Presentes ao longo dos três dias do Colete Encarnado tiveram 127 operacionais, dos Bombeiros, Proteção Civil e Equipas Médicas, apoiados por 52 viaturas.

Foram três dias de reunião e amizade, sentindo e vivendo as tradições patentes em momentos como as esperas de toiros, a Corrida de Campinos, a deposição da coroa de flores junto ao Monumento ao Campino, a noite da sardinha assada, a garraiada ou a contagiante animação itinerante”, salienta a autarquia.

____________________