7 Maravilhas da Cultura Popular já têm vencedores

6 Setembro 2020, 13:05 Não Por Redacção

O Castelo de Bragança recebeu este sábado, 5 de Setembro, a final das 7 Maravilhas da Cultura Popular, numa Gala apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

O certame “7 Maravilhas da Cultura Popular” recebeu um total de 504 candidaturas. Destas foram escolhidas um total de 140 finalistas regionais (7 patrimónios por cada região) por um painel de especialistas composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, sendo agora encontrados os 7 mais votados pelos portugueses.

Assim foram distinguidos, o Colete Encarnado (Vila Franca de Xira),  o Bailinho da Madeira (Madeira), o Criptojudaísmo (Belmonte / Castelo Branco), as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (Viseu/ Lamego), os Santeiros de São Mamede do Cornado (Porto / Trofa), a Romaria de São Bartolomeu (Viana do Castelo) e a Romaria de São João d’Arga (Viana do Castelo).

“Esta iniciativa reveste-se de elevada importância para a divulgação do nosso património cultural tão singular e tão diferenciador. O destino Porto e Norte oferece uma riqueza e uma diversidade assinaláveis, constituindo um argumento ímpar para a forte dinâmica de atracão e visitação turística que o nosso território tem vindo a registar.
O turista de hoje procura mergulhar nas tradições mais ancestrais, do nosso património memória, com especial destaque para as expressões iconográficas e arquitetónicas. Com efeito, a excelência e a genuinidade da nossa cultura popular proporciona uma experiência humana única. Esta é a nossa herança cultural que ocupará sempre um lugar de destaque no âmbito da estratégia do Turismo do Porto e Norte. Um povo sem memória não existe, considera Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo Porto e Norte.

“É uma honra receber o evento 7 Maravilhas® num dos Castelos mais bem conservados de Portugal, numa óptica de afirmação de Bragança como um destino natural, moderno e atractivo, com uma gastronomia de excelência, um mosaico paisagístico notável e um património cultural de referência, que tem, nas suas gentes e na forma genuína de saber acolher, a sua maior riqueza. Bragança é singular por tudo isto e muito mais, tendo, através deste evento, conquistado dois galardões 7 Maravilhas®, como a aldeia de Rio de Onor e o Mel de Montesinho.” palavras de Hernâni Dinis Venâncio Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Segundo José Fragoso, Director da RTP1 e RTP Internacional, “A edição deste ano superou todas as nossas melhores expectativas. Num ano particularmente difícil, a mobilização dos portugueses em volta deste tema foi excepcional. A RTP1 mobilizou os seus meios técnicos e humanos e produziu 24 programas em directo e ao vivo, de norte a sul do país, Madeira e Açores incluídos, privilegiando desta vez os municípios mais pequenos como cenário – uma verdadeira volta a Portugal, viajando pela autenticidade das pessoas e pela inesgotável diversidade cultural de cada região”.

“2020 demonstrou a força da cultura popular portuguesa, mas também a força que tem hoje a marca 7 Maravilhas® enquanto factor aglutinador dos grandes valores da nossa identidade nacional. Sendo um ano muito atípico, conseguimos mobilizar o país e montar uma operação grandiosa que percorreu todos os recantos de Portugal, criando novos e bons motivos para continuarmos a visitar este País de Maravilhas e de diversidade únicas – é essa a missão das 7 Maravilhas de Portugal®.” palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas®.


Fotografia: Direitos Reservados

____________________