50 anos da CGTP assinalados com exposição de fotografia

9 Julho 2021, 16:12 Não Por Redacção

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP) assinala o seu meio século de fundação, com uma exposição na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, que estará patente até ao dia 15 de Julho.

A CGTP refere que a mostra é constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos.

Os 50 anos da CGTP foram oficialmente comemorados a 1 de Outubro de 2020, depois da sua fundação ter sido realizada após quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocarem a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.

“Os trabalhadores no distrito de Santarém têm uma relação histórica e profunda com as raízes e a luta da CGTP-IN, tendo também tido um papel fundamental na conquista e defesa de todos os trabalhadores em Portugal”, concluem os sindicalistas.


Fotografia: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________