32 restaurantes de Vila Franca de Xira com Sável em destaque em março

18 Fevereiro 2024, 19:23 Não Por Redacção

Trinta e dois restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira fazem do sável o seu ingrediente principal, para o mês de março, integrando desta forma o desafio feito pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira de celebrar o “Março – Mês do Sável”.

Nos restaurantes de Alhandra, Alverca do Ribatejo, Castanheira do Ribatejo, Póvoa de Santa Iria, São João dos Montes, Sobralinho e Vila Franca de Xira, os munícipes e visitantes podem desfrutar desta iguaria numa confeção mais tradicional – o sável frito com açorda de ovas – ou descobrir outras propostas em carta consoante o estabelecimento.

Para harmonizar esta experiência gastronómica o Município recomenda os vinhos “Encostas de Xira”.

O programa em torno desta Campanha de Gastronomia prevê provas de vinho na Quinta Municipal de Subserra, visitas a exposições patentes, passeios a cavalo, trilhos em Vialonga, música e ainda descontos em alojamento, lazer e produtos dos parceiros desta iniciativa. Algumas das atividades carecem de marcação prévia junto do Posto de Turismo e as condições promocionais são explicitadas no programa oficial da Campanha.

Assente na tradição gastronómica Varina e Avieira, cuja fixação na borda do Tejo é património histórico e cultural do Concelho de Vila Franca de Xira, a Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável” exalta estas comunidades, promovendo a ligação do Município à riqueza natural da sua frente ribeirinha e do Rio Tejo.

No âmbito desta iniciativa, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promove ainda três showcookings no Mercado de Vila Franca de Xira, a 25 de fevereiro, a 3 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa e a 11 no Mercado de Alhandra.

________________

_____________________

_____________________