29ª. Mostra Gastronómica de Caça junta cerca de uma centena de caçadores em Mora (com fotos)
8 Dezembro 2024, 13:54A 29ª. edição da Mostra Gastronómica de Caça juntou cerca de uma centena de caçadores em Mora, numa parceria entre a Câmara Municipal de Mora, as cinco associações de caçadores do concelho e a Federação Portuguesa de Caça, entre o Campeonato Nacional de Caça e o jantar comemorativo da já tradicional iniciativa, que juntou 12 restaurantes das freguesias, na noite de sábado, 7 de dezembro.
Em declarações ao NS, a presidente da Câmara, Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora, referiu que o objetivo desta iniciativa é dar a conhecer uma das grandes atividades tradicionais do concelho e dar à caça um impulso como atividade económica, que segundo a autarca tem perdido alguma importância na economia local.
No jantar desta edição da Mostra Gastronómica de Caça marcaram ainda presença o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), José Santos, e a vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Carmen Carvalheira.
O presidente da ERTAR ressalvou que a caça deve ganhar mais importância na gastronomia alentejana, já que a região tem uma tradição acentuada na atividade cinegética e pode, desta forma, contribuir para o desenvolvimento turístico uma vez que “os olhos do setor turístico estão no Alentejo, especialmente no setor gastronómico.
Carmen Carvalheira destacou a importância da caça na gestão do território e no equilíbrio da biodiversidade, relembrando a “praga de javalis” que tem destruído culturas em muitos locais do país e que só é controlada com a ajuda dos caçadores e das associações de caça.
A Mostra Gastronómica de Caça de Mora vai durar até 15 de dezembro, com vários restaurantes das quatro freguesias de Mora, a darem a provar as mais variadas iguarias de carne de caça.