25 de Abril: Teatro nas freguesias de Coruche para celebrar a liberdade

1 Abril 2024, 19:46 Não Por Redacção

O concelho de Coruche receberá de 6 a 19 de abril a peça de teatro “25 de Abril, Sempre!”, do Teatro ABC – Companhia Nacional de Teatro Português, que percorrerá todas as freguesias do concelho.

O espetáculo “25 de Abril, Sempre!”, em digressão nacional durante 2024 para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos, explora o antes e o depois do 25 de Abril – dos factos que conduziram o País a um regime ditatorial até à Segunda Guerra Mundial, passando pelas figuras do Estado Novo, desfiam-se momentos históricos como a Guerra do Ultramar, as revoltas estudantis ou o surgimento da televisão pública. Da narrativa fazem parte a PIDE, a censura, a noite das noites, mas também a poesia e os capitães de Abril, a Revolução e as contrarrevoluções, os partidos políticos e os seus protagonistas. São inúmeros os episódios levados a palco numa peça que nos leva a viajar pelos acontecimentos históricos que nos trazem aos dias de hoje, à democracia, à CEE, à Expo 98, ao Euro 2004, não esquecendo a entrada em Portugal do FMI e da Troika em 2011, culminando em factos tão recentes como as Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.

A peça, que recebeu excelentes críticas e elogios pelo rigor do texto e da representação, é considerada por Nuno Miguel Henriques como «uma forma simples e eficaz» de transmitir os factos históricos mais relevantes do 25 de Abril, com vista à compreensão de todo o seu contexto, especialmente entre estudantes e o público mais jovem. Ainda assim, as profundas consequências sociais e culturais decorrentes do 25 de Abril de 1974, que hoje moldam o nosso quotidiano, são abordadas com intuito pedagógico, mas dirigindo-se sempre ao grande público. A equipa do Teatro ABC – Companhia Nacional de Teatro Português trabalha há mais de 30 anos na produção de eventos e espetáculos nas maiores salas portuguesas, do continente às ilhas, mas também em espaços pequenos e alternativos, como bibliotecas, museus, monumentos e instituições de ensino, entre outros.

Com início no Centro Social da Branca a 6 de abril e término no Auditório do Pavilhão Municipal de Coruche a 19 de abril, a peça apresenta-se em Fajarda, Biscainho, Santana do Mato, Lamarosa, Erra e Couço.

No sábado, 6 de abril a peça será apresentada na Branca (Centro Social) às 15 horas e na Fajarda (Auditório da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra) às 18.30 horas.
No domingo, 7 de abril, pelas 15 horas, a peça tem presença no Biscainho (Sala Polivalente).

Na sexta-feira, 12 de abril, a peça estará pelas 21.30 horas em Santana do Mato (Centro Social).
No dia 12, pelas 15 horas estará na Lamarosa (Centro Social) e às 18 horas no Centro Social da Erra.

A 14 de abril, domingo, será a vez do Couço, na Casa do Povo a partir das 15 horas.

No último dia, 19 de abril, a pela terá duas sessões para a Comunidade Educativa, pelas 10.15 e 11.45 horas, e pelas 21.30 horas para o público em geral, todas no Auditório do Pavilhão Municipal.

________________

_____________________

_____________________