25 de Abril em Benavente celebrado de forma simbólica

20 Abril 2021, 12:04 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente revelou o programa das celebrações do 47º aniversário do 25 de Abri, que decorrerá de forma simbólica, mas em formato presencial.

Na sexta-feira, 23 de Abril, o Centro Cultural de Samora Correia recebe pelas 21 horas, uma peça de teatro pela Associação Teatral Revisteiros.

No dia 25 de Abril, pelas 10 horas decorrerá uma arruada pelas ruas do concelho de Benavente com duas charangas.
Pelas 10.15 horas decorrerá no Cine-Teatro de Benavente uma sessão solene seguido de um concerto de tributo a José Afonso.

A Liberdade nunca deixará de ser o Bem Maior

Falar do 25 de Abril é falar de Liberdade, de Democracia, um mês que é sempre especial para todos nós enquanto povo português.

Os tempos passam, e entre as novas gerações que surgem é inevitável que não exista uma retrospcetiva sobre tudo aquilo que foi a revolução dos cravos, o maior acontecimento da História de Portugal da segunda metade do século XX.
Com a Pandemia da COVID-19 os mais novos conheceram um pouco do que é não ter a Liberdade de poder fazer tudo o que estavam habituados, mas compreenderam as contingências, os perigos da transmissão do vírus e acataram, como necessária e temporária, essa privação.
Antes do 25 de Abril, o recolher obrigatório, o amordaçar das vozes dissonantes, sob pena de prisão, era a realidade de um povo atrasado na civilização, vivendo numa ditadura que durou quase 50 anos.

Cabe-nos a nós nunca esquecer o 25 de Abril

Grande parte daquilo que foi viver antes do 25 de Abril de 1974 foi-lhes transmitido por avós, pais ou por outros familiares mais velhos. Cabe-nos a nós imortalizar esses testemunhos e vivências, para que não sejam repetidos erros no futuro que nos conduzam aos tempos da ditadura. Crescemos e vivemos em liberdade, num regime amplamente democrático, com erros, mas o mais justo possível com as instituições a funcionar e a sociedade civil alerta e interveniente.

O município de Benavente comemora o 25 de abril, ano após ano, com diversas iniciativas que decorrem em todo o município, no ano passado não foi possível realizar qualquer evento. Este ano, com a situação epidemiológica mais controlada, a Câmara Municipal programou algo simples mas que irá lembrar Abril e a Liberdade.

________________

_____________________

_____________________