15º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar discute desafios e futuro dos cuidados primários

22 Outubro 2024, 17:17 Não Por André Azevedo

O “15º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF)”, juntou cerca de 600 profissionais de saúde Centro Nacional de Exposições de Santarém (CNEMA), entre os dias 18 e 19 de outubro.

Em debate esteve o tema: “Juntos na mudança: o futuro depende de nós”, com enfoque no futuro dos cuidados de saúde primários em Portugal e refletirem sobre os desafios e oportunidades que surgem com as recentes mudanças no Sistema Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente a generalização das USF Modelo B e a criação das Unidades Locais de Saúde.

João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), e Alfredo Amante, Vereador da CMS com o Pelouro da Saúde, marcaram presença neste encontro dirigido aos profissionais dos Cuidados de Saúde Primários (CSP) de todo o país, em especial aos das Unidades de Saúde Familiar. Um evento multiprofissional que reuniu em Santarém: médicos de família, enfermeiros de família, secretários clínicos e outros profissionais da saúde, para além de académicos, autarcas, utentes e profissionais de outras áreas fora da saúde, para debater, aprofundar e discutir políticas e estratégias nacionais, com vista à melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Na sua intervenção, Alfredo Amante começou por dar aso boas-vindas à Capital do Ribatejo a todos os participantes e por agradecer, à organização, a escolha de Santarém para a realização do 15º Encontro Nacional das USF. O Vereador da CMS lembrou que o Município de Santarém tem tido as portas abertas à Saúde, refiando alguns dos últimos grandes eventos realizados, como a realização das primeiras “Jornadas das Saúde Mental no Ensino Superior”, organizadas pelo Politécnico de Santarém, e o “Dia da Saúde Mental”, organizado pela “A Farpa – Associação Familiares e Amigos do Doente Psicótico”, tal como a “Caminhada Rosa”, organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que juntou “centenas de pessoas pelas nossas ruas do Centro Histórico”.

No que se refere a Unidades de Saúde, Alfredo Amante destacou o papel importantíssimo do Hospital distrital de Santarém, para a garantia de cuidados de saúde à comunidade, bem como os investimentos que estão a ser feitos no Concelho, com destaque para a construção do futuro Hospital da Luz em Santarém.

De referir que, esta iniciativa tem especial importância, tendo em conta a nova reorganização do Serviço Nacional de Saúde, iniciada em janeiro de 2023, com a implementação das ULS, pelo que que se reveste de especial importância.

____________________