1,4 milhões de vacinas contra a gripe disponibilizadas a partir de 14 de Outubro

2 Outubro 2019, 22:13 Não Por Redacção

O Ministério da Saúde, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS), vão disponibilizar a partir de 14 de Outubro, 1,4 milhões de vacinas contra a gripe.

Estas vacinas vão ser disponibilizadas gratuitamente a idoso, pessoas de lares e instituições, doentes crónicos e agentes de saúde.

A Direcção Geral de Saúde informou esta quarta-feira, que este ano e pela primeira vez, vão estar disponíveis em Portugal, vacinas tetravalentes, funcionando para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B), o que irá permitir uma maior abrangência em relação às até aqui utilizadas.

No SNS a vacina é gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros’, esclarece a Direcção Geral de Saúde, que recomenda a vacinação aos grupos de maior risco.

As vacinas vão também estar disponíveis nas farmácias, que terão validade até dia 31 de Dezembro, podendo ser assim tomadas por todos os que pretendam vacinar-se contra a gripe e estar protegidos para o período do Inverno.

________________

________________________